O primeiro jogador a deixar o Santos era dono de uma das maiores esperanças da torcida santista, o camisa 10, Yeferson Soteldo, deixou o Santos rumo ao Grêmio, o jogador foi emprestado ao clube gaúcho até o final de 2024 e o Imortal possui opção de compra fixada, caso queira adquirir o atleta em definitivo.
A nova diretoria do Santos começou a reformulação do elenco antes mesmo de tomar posse, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, tenta reduzir o salário de diversos atletas, Soteldo possuía um dos vencimentos mais altos do elenco e foi negociado com o Grêmio, a equipe comandada por Renato Gaúcho irá ajudar no pagamento dos recebíveis do atleta de 26 anos.
No mesmo caminho de Soteldo, está indo o volante Dodi, o jogador foi vendido ao Grêmio e também fará parte do elenco tricolor, o volante chegou ao Santos em 2023, vindo do Kashiwa Reysol, do Japão, e até teve um bom início, mas decaiu tecnicamente e terminou a temporada no fundo do banco santista, a contratação do atleta havia sido indicada pelo treinador Odair Hellmann.
Altos e baixos
Soteldo voltou ao Santos na metade do ano de 2022, o jogador era muito querido pela torcida por sua passagem de 2019 a 2021, entretanto, o carinho hoje parece ter se transformado em outro sentimento: o de decepção. O jogador não conseguiu atingir o mesmo nível visto há anos atrás e se envolveu em inúmeras polêmicas.
O camisa 10 chegou a ser afastado pelo treinador Paulo Turra e desfalcou o Peixe em diversas partidas na temporada, seja pelo afastamento, seja por lesão. O venezuelano é um dos principais nomes de sua seleção e chega com status de titular no Tricolor Gaúcho.
Outro jogador que tem a sua saída encaminhada é o volante Jean Lucas, o jogador de 25 anos tem negociações avançadas com o Internacional, mas também interessa ao Bahia.